Debora Palermo é a primeira mulher a integrar galeria de quadros dos presidentes da Câmara
A vereadora Debora Palermo (PL) se tornou a primeira mulher a compor a Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Campinas, que conta com outros 41 presidentes homens. A cerimônia de inauguração do quadro foi realizada na manhã desta sexta-feira (15). Em 224 anos de história, Debora – até o momento – foi a única mulher a presidir o Legislativo.
Ela esteve oficialmente à frente da Casa do dia 3 de novembro a 31 de dezembro de 2022, em virtude da renúncia do então presidente, vereador Zé Carlos (PSB). Entretanto, Debora administrou a Câmara também de agosto a novembro do ano passado, como presidente interina.
A cerimônia de inauguração contou com a presença dos vereadores Jorge Schneider (PL), Juscelino da Barbarense (PL) e do vereador licenciado Professor Alberto (PL), hoje secretário municipal de Gestão e Controle.
Também esteve presente a deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL); a presidente do Partido Liberal em Campinas, Regina Guimarães; a presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas; representantes da Polícia Militar; da Guarda Municipal; além de familiares e amigos da vereadora.
O presidente da Câmara vereador Luiz Rossini (PV) ressaltou a importância da entronização dos quadros daqueles que marcaram história, ocupando a presidência da Casa de Leis.
“Debora Palermo é a primeira vereadora mulher a ter assumido a Presidência da Câmara, em toda sua história. Por isso, este ato se reveste de um significado ainda maior, que é a demonstração da mulher ocupando todos os espaços da vida da sociedade. A presença da mulher na política se torna cada vez mais forte e a gente espera que seja uma crescente”, destacou Rossini.
Já a vereadora salientou que este momento histórico não é para a Debora e sim para todas as mulheres, que contribuem com a sociedade para que nossa cidade cresça e se desenvolva. Isso vale para todas as mulheres, desde a dona de casa até aquelas que estão em altos cargos.
“Não é ser melhor do que os homens. É estar nos mesmos lugares porque nós temos competência para isso, responsabilidade, inteligência e sabedoria para ocupar qualquer espaço”, destaca.
Debora também lembrou a importância de sempre procurar fazer o melhor, independente do cargo que ocupa. “Fazer sempre o melhor faz a sociedade melhorar, faz as pessoas se sentirem bem representadas. Sinceramente eu não ligo de ser a Debora, mas eu me sinto muito feliz por ter acabado com esse ‘Clube do Bolinha’”, brincou a parlamentar, em referência à galeria só ter quadro de homens que presidiram o Legislativo de Campinas.
O vereador Jorge Schneider fez questão de ressaltar a correção das ações da vereadora enquanto parceira da Câmara e também como parceira de partido. “Acho que o coletivo deve estar sempre acima do individual. Debora tem também esta qualidade, sabe trabalhar no coletivo e isso para nós é muito importante”, pontuou Schneider.
Luiz Palermo, marido da parlamentar, ressaltou que a vereadora é a primeira mulher a presidir a Câmara por mérito dela. “Nós, que somos familiares, sabemos o quanto ela lutou e trabalhou honestamente por isso. É muito orgulho de ser marido dela, uma pessoa digna e muito correta”, elogiou Luiz Palermo.
Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas