QUEM SOU?

Deixa eu me apresentar

Sou Debora Palermo, uma Campineira apaixonada por minha terra….

Mas quando não estou trabalhando eu sou uma pessoa que não nega as origens. Eu sou da roça. Gosto de ficar em casa. Eu moro numa chácara e gosto de cuidar dos meus bichos e das minhas plantas. É ali que eu gosto de ficar nas horas vagas recuperando as baterias.

…Eu nasci na Usina Salto Grande, em Joaquim Egídio, que foi tombada como patrimônio cultural de Campinas. Meus tataravós eram italianos e portugueses imigrantes que chegaram em Joaquim Egídio. Eram colonos de fazenda. Com o tempo, quando acabou o ciclo do café, deixaram a fazenda e a família foi se estabelecendo ali na região.

Sou Professora de Educação Física formada pela PUC/Campinas desde 1986, da rede estadual de ensino. Lecionei na Escola Estadual Doutor Tomás Alves, em Sousas, e na escola estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim, na Vila Santana. Cresci e trabalhei sempre ali.

Cristã evangélica, membro da Igreja do Nazareno de Sousas, onde faço parte da Junta Consultiva e também da Junta de Oficiais do Distrito Campinas.

Tudo o que faço eu me dedico muito. Entro de cabeça. Saio de casa para trabalhar todos os dias às 7h e só volto às 22 horas. Parei de lecionar para me dedicar ao conselho tutelar e nestes últimos anos ao parlamento. Mas quando não estou trabalhando eu sou uma pessoa que não nega as origens. Eu sou da roça. Gosto de ficar em casa. Eu moro numa chácara e gosto de cuidar dos meus bichos e das minhas plantas. É ali que eu gosto de ficar nas horas vagas recuperando as baterias.

Sou casada há mais de 30 anos, mãe de Carolina. E uma tutora muito coruja com as minhas fofuras Kira (explica as características e idade) e (relacionar outros pets).

Minha ligação com as crianças e adolescentes…CONSELHEIRA TUTELAR.

Quando teve a PRIMEIRA ELEIÇÃO do conselho tutelar, minha irmã sugeriu eu participar. Decidi e fiz minha inscrição no último dia.

Na minha vida como professora minha ligação com as crianças sempre foi intensa. Minha mãe morava na rua do Clube Regatas, em Sousas. Por conta do trabalho com as crianças nas escolas eu sempre era procurada em casa. Quando precisavam de qualquer coisa eles me procuravam lá. E eu vivia ajudando.

Quando teve a PRIMEIRA ELEIÇÃO do conselho tutelar, minha irmã sugeriu eu participar. Decidi e fiz minha inscrição no último dia. Me lembro até hoje da correria que foi juntar toda a documentação. É bem rigoroso. Fui eleita para o meu primeiro mandato em 2006. Fiquei no conselho por quatro mandatos (2006 – 2020). Sempre trabalhando pelos direitos e defesa da criança, do adolescente e da família.

Fui integrante da Comissão de Ética dos Conselhos Tutelares em três mandatos e membro do Comitê de Ética em pesquisas da PUC/Campinas.

Neste período, me especializei em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pelo Centro de Combate à violência infantil, e também na Proteção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Trajetória Política

Quando entrei no mundo político, fui obrigada a descobrir os caminhos por conta própria, sozinha. E, claro, as descobertas nem sempre foram muito agradáveis. Costumo dizer que perdi um bom tempo do meu mandato apenas entendendo os obstáculos – e pensando em formas de superá-los. Haja energia. Seria uma benção se alguém tivesse aparecido na minha vida, naquele momento, compartilhando suas próprias experiências e (por que não?) me aconselhando.

Então vamos lá!

Em 2012 disputei minha 1ª eleição, como candidata a vice-prefeita de Campinas.

Confesso a vocês que naquele momento quando recebi o convite fiquei um pouco apreensiva. Não tinha uma carreira política. Fui educadora por 22 anos e era conselheira tutelar há 6 anos. O meu objetivo era melhorar a vida das pessoas, de nossas crianças e adolescentes por meio de um trabalho técnico e sério. Não podia me conformar, sem pelo menos tentar, e embora naquele momento houvesse muita gente boa na política, não via grandes avanços. Tinha consciência que era um momento que a cidade vivia e que exigia mudanças, e eu não poderia me omitir: decidi aceitar o convite!

Foi uma campanha bastante desafiadora, pautada pelo debate em torno da crise política histórica da cidade, em 4 meses nossa cidade havia sofrido dois impeachments e quatro trocas de prefeitos.

Reativei e Presidi o CONSEG (Conselho de Segurança) de Sousas e Joaquim Egídio.

Todos nós sabemos que o Estado tem como uma de suas atribuições, a prestação de Segurança, contudo a participação da sociedade é fundamental. Eu, através do apoio e empenho da comunidade local, reativamos o CONSEG, atuando como Presidente de (2013 – 2015). Neste período trabalhamos FORTEMENTE no apoio às nossas forças policiais que refletiram diretamente na segurança e na qualidade de vida das pessoas de nossa região, que é bela e que reúne aspectos únicos que não podem ser perdidos.

Nas Eleições municipais de 2020 fomos notícia no Jornal Correio Popular de Campinas:
Mulheres fazem história na Câmara”.

Fui a quarta vereadora eleita mais votada da cidade pelo Partido Social Cristão (PSC) para a legislatura de (2021-2024), sem o uso de recursos provenientes do fundo partidário. Eu não tive equipe. Fiz a minha campanha com amigos, de forma voluntária. Competi com outras campanhas milionárias e essa foi a maior dificuldade.

Na ocasião o Correio Popular, um jornal muito respeitado da cidade, publicou que as eleições municipais de 2020 em Campinas entraram para a história. “Pela primeira vez desde 1797, quando foi realizada a primeira eleição de representantes no Legislativo, a Câmara de Campinas teria quatro mulheres no cargo de vereadora na mesma legislatura, um local marcadamente masculino. Durante todos esses anos (223 anos), apenas 15 mulheres ocuparam o cargo de vereadora em Campinas”.

Não é uma questão de feminismo ou machismo. O homem pensa e age como homem, mas quem sabe falar do lugar da mulher somos nós, que experimentamos todos os dias o que é ser mulher numa sociedade que ainda é culturalmente machista. Sinto que estamos avançando e espero que as mulheres ocupem todos os espaços da sociedade para que todos tenham representatividade”.

Ainda fazendo História: “1a. Mulher no Comando da Câmara em 224 Anos”.

Deus me permitiu ser eleita como vice-presidente da Câmara Municipal de Campinas para o biênio 2021-2022 e me tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Legislativo em 224 anos de história – primeiro temporariamente, em virtude do licenciamento do titular do cargo em setembro de 2022, e depois em definitivo de 31 de outubro a 31 de dezembro.

No momento em que assumi a presidência da Câmara, existia denúncias de um “suposto esquema” envolvendo contratos da Câmara de Campinas, e não sabiamos em quem confiar!

Precisava colocar a Casa nos trilhos, e darmos uma resposta clara à sociedade com medidas urgentes e necessárias. Entendia que não poderíamos confundir a instituição “Câmara Municipal de Campinas” com atitude pessoal inadequada, de “A” ou de “B”.

Pra mim, foi uma das experiências mais marcantes dentro do meu mandato como legisladora.

E assim que assumi a Presidência…

Imediatamente assim que assumi a presidência, DETERMINEI que se fizesse a revisão dos contratos vigentes com Atenção redobrada e uma avaliação de cada um deles junto a procuradoria; 

Neste sentido de combate e prevenção, instituí através do ATO da Mesa Diretora da Câmara de Nº 20/2022, duas BOAS PRÁTICAS de transparência dentro da Presidência:

A primeira foi a determinação para que seja publicado no Site da Câmara toda agenda oficial da Presidência, que reúne os eventos, reuniões, encontros e demais compromissos.

Também neste mesmo ATO da Mesa DETERMINEI que todas as Reuniões realizadas pelo Presidente da Câmara ou pelos seus assessores, com fornecedores, ex-fornecedores, prepostos ou representantes de empresas contratadas ou subcontratadas, deverão estar impreterivelmente acompanhados ao menos de um servidor efetivo da Câmara.

Neste espírito de RESGATE e RECONSTRUÇÃO da nossa Câmara, DETERMINEI ainda, através do Ato da Mesa 22/2022, assinado no dia em que celebramos o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, instituindo a Frente de Inibição ao Assédio na Câmara Municipal de Campinas, sugerida pela Diretoria de Gestão de Pessoas. Que tem por finalidade criar ações preventivas de conscientização e orientação no enfrentamento do assédio moral, assédio sexual e a discriminação na Câmara Municipal de Campinas.

Após 10 anos, uma Nova Fase Partidária…

Hoje 22 de Julho/23, está sendo um dia muito especial pra mim, eu finalizo uma fase partidária na minha vida onde estive por 10 anos e início outra. Com muita esperança e cheio de alegria, estou hoje me filiando ao Partido Liberal (PL), partido que é liderado em Campinas por uma mulher, a irmã Regina Guimarães, e tenho certeza que aqui novas oportunidades virão, muitas portas se abrirão, principalmente para as mulheres Campineiras. Aqui eu tenho certeza que as mulheres terão uma segurança muito grande, todo abrigo e um ambiente muito favorável para que elas possam sim exercer sua capacidade de poder. Eu venho para somar cheia de esperança e cheia de vontade para trabalhar por todas elas (Mulheres Campineiras)!

Com muita esperança e cheio de alegria, estou hoje me filiando ao Partido Liberal (PL), partido que é liderado em Campinas por uma mulher, a irmã Regina Guimarães, e tenho certeza que aqui novas oportunidades virão, muitas portas se abrirão, principalmente para as mulheres da nossa região.

Eu venho para somar cheia de esperança e cheia de vontade para trabalhar por todas elas (Mulheres Campineiras)!

plugins premium WordPress